Muro de arrimo (tratamento externo)

Muro de arrimo (tratamento externo)

Descrição do problema

Muro de arrimo ou paredes de contenção são estruturas dimensionadas para suportar o peso da terra que encosta na estrutura. Quando não impermeabilizados corretamente, apresentam diversas patologias como mofo, vazamentos e pontos de umidade.

O tratamento externo é a melhor das situações, pois protege a estrutura da umidade. Neste caso após, a execução da impermeabilização, dever ser executada a proteção mecânica e a drenagem.

 

SOLUÇÃO

A solução recomendada é o tratamento do lado externo, ou seja, aplicação do sistema impermeabilizante do lado do solo. Caso seja necessário, utilizar um sistema de drenagem para alívio das tensões provocadas pela umidade do solo, conforme a figura:

MANTA POLIÉSTER: É uma manta impermeabilizante pré-fabricada à base de asfalto modificado com polímeros e estruturada com poliéster pré-estabilizado. Ideal para aplicação em lajes de até 150m². É necessário fazer proteção mecânica para proteção da manta. O produto atende às normas ABNT. 

PRIMER: É um composto de cimento asfáltico policondensado, diluído em solventes orgânicos. Excelente promotor de aderência entre o sistema de impermeabilização de base asfáltica e a superfície a ser impermeabilizada. 

Consumo recomendado do produto:

Manta Poliéster:  1,15m²/m² - Primer: 0,3L a 0,5L/m²

 Execução do serviço: Remover todo o solo em contato com o muro, abrindo uma vala de pelo menos 60cm, promover a limpeza do muro e executar, regularização com cimento e areia no traço 3:1 (areia/cimento). Após a cura e com o substrato totalmente seco e limpo, imprimar a superfície e aplicar a manta asfáltica. Para muros de arrimo com mais de 2m de altura, a manta deve ser fixada de 1 em 1m com cintas ou pinos de fixação. Ao realizar esse procedimento, aderir um manchão com a manta asfáltica para assegurar a estanqueidade no local fixado.

Outros Produtos indicados para essa patologia: em áreas onde a execução desse procedimento não for possível, é indicada a utilização de um sistema com resistência à pressão negativa - VEDA UMIDADE.

  • MANTA POLIÉSTERMANTA POLIÉSTER
  • PRIMER PRIMER
  • VEDA UMIDADEVEDA UMIDADE